Turistas ficam frustrados com cenário após cheia do rio Tietê: ‘Destruiu tudo’

 

 

Os turistas que estiveram no fim de semana em Barra Bonita (SP) e Igaraçu do Tietê para curtir as belezas do rio Tietê ficaram frustrados. A cheia alagou as áreas de lazer e bares e restaurantes que funcionam às margens do rio tiveram que fechar. “Destruiu tudo, não tem mais o que fazer aqui. Acabou com a cidade”, lamenta a dona de casa Renata Aparecida, que veio de São Paulo com a família.

A prainha de Igaraçu do Tietê sumiu. As árvores que ficavam às margens estão agora no meio do rio. A área dos restaurantes também desapareceram, mas alguns moradores agradeceram a cheia que atingiu o rio. “Foi bom porque precisamos de água e nosso rio estava secando”, diz o diretor de eventos Eliseu Alves.

A invasão das águas aconteceu porque a concessionária responsável pela usina hidrelétrica aumentou a vazão da barragem por causa das chuvas intensas das últimas semanas. A ponte Campos Salles, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê, foi interditada por segurança devido ao grande volume de água. A manobra foi avisada com antecedência à população.

A cheia do rio Tietê também virou atração para moradores das duas cidades. Há mais de 30 anos eles não viam uma inundação como essa. “Trouxe a cidade para beira do Tietê para ver esse grande volume de água”, conta o encarregado de almoxarifado Everaldo José dos Santos.

As áreas de lazer ficaram totalmente inundadas. A quadra de esportes parecia uma piscina e parte da avenida Pedro Ometto, a principal de Barra Bonita, também ficou alagada.

Turistas da região aproveitaram para registrar o alagamento. “Estamos presenciando essa coisa interessante, cheia de água, não sei de onde vem tanta água”, brinca o calçadista Deomar Ferreira de Souza.

Este ainda deve ser o cenário dos próximos dias. Segundo a marinha, o rio subiu aproximadamente três metros e a previsão é que o nível só comece a baixar a partir de quarta feira (20). Fonte G1