Um passeio pela arte e literatura com enfoque nos clássicos brasileiros

 

Os alunos do Ensino Médio da E.E. Dona Carolina FranciniBurali – PEI,apresentaram junto às professoras de Língua Portuguesa, Patrícia Zanette, Sandra Regina Souza, Keli Cristina Nunes e a de Artes, Anna Luiza JaburLauer Agulhão, três importantes exposições durante esta semana, retratando grandes movimentos culturais brasileiros que são o Barroco o Romantismo e o Modernismo.

A coordenadora da área de Linguagens e Códigos, professora Andréia Gomes Piemonte relata que as obras do Barroco tanto no campo da Literatura quanto das Artes, destacam o desequilíbrio entre a alma e o corpo, e abordam temas como a moralidade, os prazeres carnais, a busca pelo céu e a salvação da alma com um caráter prático de absorção da doutrina católica. No Romantismo destaca-se a arte da emoção e da subjetividade como pano de fundo para tratar dos sentimentos pessoais e das ideologias e possui três correntes que são os romances indianistas, de folhetim e o condoreirismo. Já o Modernismo é dividido em três gerações, que são diferenciadas pelo foco dos artistas. A primeira delas se inicia em 1922 com a Semana de Arte Moderna, e tem como foco a oposição ao parnasianismo. A segunda geração é mais politizada, e foca mais no retrato da miséria do que qualquer movimento anterior e a última é mais melancólica e deixa um pouco de lado o caráter social. Essas gerações funcionam como blocos de construção onde cada nova fase se apoia nas que vieram antes.

“O objetivo desse evento que foi realizado em três dias, foi o de oportunizar que os nossos alunos do ensino médio tomassem para si esse conhecimento e que a partir desta prática pudessem compartilhar essa bagagem com toda a escola. Todas as nossas salas de aulas tiveram a oportunidade de visitar as instalações e de participar das apresentações. Foi sem dúvida um projeto coroado de êxito”, concluiu.