Unidade operacional do SEST SENAT é inaugurada em Assis
Evento de inauguração foi realizado nesta terça-feira, dia 4; unidade terá capacidade para realizar mais de 128 mil atendimentos ao ano
O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 10h, uma nova e moderna estrutura em Assis (SP). A unidade é uma substituição a de Nova Alexandria, em funcionamento desde 2005. O valor total de investimento na nova sede é de R$ 20,5 milhões.
A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados em Nova Alexandria. A capacidade é de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade.
O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, explica que, com a inauguração da unidade de Assis, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde tem mercado transportador, tem SEST SENAT. Assis está em uma região importante para a ligação das regiões Sul e Sudeste do país. Aliás, a nova unidade fica localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.
Estrutura
A nova estrutura tem 4.391,98m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; sala para 40 alunos do treinamento de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos); três salas de atividades práticas da Oficina Pedagógica; e dois laboratórios de informática, com capacidade para 18 alunos, cada.
Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios. Conta, ainda, com um centro de eventos e quadra poliesportiva para atividades de esporte e lazer. Tudo isso para proporcionar mais qualidade ao transporte de Assis e região.
Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte. Em 2019, um novo recorde foi alcançado pelo SEST SENAT. Foram 12,8 milhões de atendimentos. O presidente Vander Costa ressalta que a gratuidade dos atendimentos dos trabalhadores do transporte só é possível devido à contribuição paga pelos transportadores. “O SEST SENAT está cumprindo sua responsabilidade de transformar esses recursos em resultados. E em 2019, fomos ainda mais eficientes. Crescemos em 21% o nosso número de atendimentos sem elevar os nossos gastos. Eu tenho confiança e orgulho em afirmar que o nosso trabalho contribui para aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência do transporte e reduzir os custos operacionais das empresas”, finaliza.
Homenagem
A nova unidade recebe o nome do empresário Antonio Carlos Fernandes Carrion, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do setor do transporte de cargas em São Paulo. Carrion é diretor da empresa CarrionTranportes LTDA.; presidente do SETCAPP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Presidente Prudente); vice-presidente regional da Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo); e conselheiro do SEST SENAT.
Expansão
A unidade de Assis é a primeira a ser inaugurada em 2020. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil, que desde 2017, já inaugurou 25 novas estruturas, 13 somente em 2019. A previsão é de que pelo menos 20 novas unidades sejam inauguradas neste ano em todo o país.
“A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e assim, garantir mais eficiência para as empresas”, destaca Vander Costa. Em todo o país, são 152 unidades em funcionamento. Dessas, 27 estão no estado de São Paulo. Fonte: Assessoria de Imprensa do SEST SENAT