Usina Móvel de Trituração de Resíduos da Construção Civil do Civap chega a Paraguaçu Paulista
O equipamento tem solucionado a questão dos resíduos da construção civil dos Municípios Consorciados
Neste mês o município de Paraguaçu Paulista, um dos integrantes do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema – Civap está recebendo o equipamento do Projeto Proben/RCC, de beneficiamento de resíduos da construção civil, no município.
A destinação dos resíduos da construção civil tem sido um grande problema para a maioria dos municípios brasileiros, tendo em vista a dificuldade desegregação destes materiais depositados em caçambas, e também da destinação adequadas nos chamados bota-foras ou aterro de inertes, pelo grande volume que ocupam.
Com o objetivo de solucionar este problema ambiental e da dificuldade de realizar a manutenção de estradas rurais nos seus Municípios Consorciados, o Civap implantou um Programa pioneiro, que tem dado resultados positivos à região do Vale Paranapanema, o Proben/RCC.
O Programa foi conquistado por meio de uma solicitação ao Fundo Estadual Contra a Poluição – Fecop, da Secretaria do Estado de São Paulo de Meio Ambiente – SMA, para aquisição do equipamento britador móvel, com a finalidade de beneficiar os resíduos da construção civil.
O objetivo do Proben/RCC é executar em cada um dos municípios participantes, a britagem deste resíduo de construção civil, de maneira que se apresente em uma granulometria de 15 a 55 milímetros, para ser aplicado na manutenção das estradas rurais. Seu benefício em relação à aplicação direta dos resíduos da construção civil nas estradas rurais é o pó de concreto e cimento gerado no beneficiamento, que auxiliam na compactação do solo e mantém o agregado por tempo maior na estrada rural, e os resíduos de menor granulometria são de compactação facilitada quando comparados aos resíduos da construção civil em tamanho natural.
A usina de trituração móvel fica períodos nos municípios participantes, que se encarregam de destinar uma área para o armazenamento temporário do resíduo, com rampa de acesso e uma base de concreto onde o equipamento fica alocado. O local ainda precisa tem um parecer técnico emitido pela Cetesb, já que todo o equipamento do Proben/RCC possui licença ambiental de operação.
Só em 2015 a quantidade de resíduos triturados, segundo a quantidade de horas trabalhadas do equipamento é de mais de 55 mil toneladas de resíduos.
Para saber mais sobre o Proben/RCC e conhecer outros projetos do Civap, acesse www.civap.com.br.