Vaca dá à luz bezerro com duas cabeças em sítio de Promissão
Uma vaca da raça holandesa deu à luz um bezerro com duas cabeças na noite desta terça-feira (21) em um sítio em Promissão (SP).
De acordo com o dono, Ronaldo Sialho de Abrantes, o animal já nasceu morto devido a complicações durante o parto.
“Demorou muito. E, além disso, o bezerro estava na posição errada, o que dificultou a saída por conta da malformação na cabeça. Então, nós acreditamos que ele morreu durante o parto mesmo”, comenta o fazendeiro.
Ronaldo e sua esposa, Fátima Alvez de Abrantes Sialho, foram avisados por um funcionário que cuidava do pasto que a vaca havia entrado em trabalho de parto. Logo em seguida, foram até o local para ajudar no processo.
“Na hora que meu marido colocou a mão para puxar o bezerro, já falou: ‘acho que tem duas cabeças’. Nessa hora já ficamos muito preocupados mas, quando ele saiu – já morto – nos assustamos! Nunca tínhamos visto nada parecido”, conta Fátima.
Ainda segundo Ronaldo, esse foi o primeiro caso de um bezerro com duas cabeças na propriedade, onde ele e a esposa criam gado há 35 anos. Inclusive, ele conta que a vaca nunca havia apresentado sinais de problemas genéticos e a gestação era natural.
“Ela já teve outras quatro crias, todas normais. Ela também nunca apresentou nenhum sinal estranho. Os pais dela também vivem no pasto e são completamente normais. Então, foi um acontecimento muito estranho mesmo”, comenta.
Apesar das complicações do parto e a morte do bezerro, que era uma fêmea, a vaca passa bem.
Vaca passa bem apesar das complicações durante o parto e a morte do bezerro (Foto: Arquivo pessoal)
Fenômeno pouco comum
Segundo o veterinário Amilton Aparecido Campos, casos como esse são raros e, podem ser acarretados por diversos motivos.
“Cada caso é um caso. Teríamos que examinar esse bezerro para poder constatar se há ou não a presença de alguma mutação genética herdada da mãe, por exemplo. Isso precisa ser estudado para que se chegue a uma explicação plausível”, explica.
O especialista também ressalta que a taxa de mortalidade nesses casos é muito alta. “A maioria dos bezerros já nasce morto ou morre logo em seguida por conta da mutação”, conta.
Ronaldo e Fátima ficaram tão assustados com a situação que nem pensaram em chamar um veterinário para que fosse possível investigar o que pode ter acontecido.
“Na hora estávamos espantados. Mas, como já nasceu sem vida, optamos apenas por enterrar o animal”, relata Ronaldo.