Vereador de Florínea é condenado por compra de votos e tem mandato cassado

 

A Justiça Eleitoral de Assis (SP) cassou o mandato do vereador de Florínea Luís Rogério Volpini Basseto, do PSD. O político, conhecido na cidade como Zu, foi condenado por compra de votos. Além da cassação do mandato, a sentença determina também que Zu fique inelegível por oito anos.

 Além do vereador, também foram investigados pelo mesmo crime e condenados à inelegibilidade por oito anos o candidato a prefeito de Florínea nas eleições de 2016, Francisco José dos Santos Júnior, que chegou a ser preso em 2016, seu vice, Danilo Gervazioni, e o ex-prefeito da cidade Rodrigo Silveira da Silva. Outras quatro pessoas também foram condenadas, entre elas dois vereadores suplentes.

Segundo a investigação do Ministério Público e da Polícia Civil, os políticos condenados praticaram nas últimas eleições municipais o crime de abuso de poder econômico e compra de votos. Os acusados aliciavam eleitores através do fornecimento de combustível, botijão de gás, remédios, cestas básicas e pagamento de contas, sempre em troca de votos.

No ano passado, a Polícia Civil chegou a apreender cadernos com anotações que mostravam como o esquema criminoso funcionava. A decisão é em primeira instância, permite recurso, e apenas uma nova condenação em segunda instância obrigaria Luís Rogério Basseto a se afastar do cargo.

À reportagem da TV TEM, o vereador Luís Rogério Basseto disse por telefone que não houve compra de votos e que vai recorrer da decisão. O ex-prefeito Rodrigo Silveira da Silva não retornou as ligações. Os candidatos derrotados Francisco José dos Santos Júnior e Danilo Gervazioni não foram encontrados.

Polícia apreendeu caderno com anotações que indicariam a compra de votos (Foto: Reprodução / TV TEM)

Polícia apreendeu caderno com anotações que indicariam a compra de votos (Foto: Reprodução / TV TEM)