Vereador Valmir Dionizio insiste em farmácia na UPA
O vereador Sargento Valmir, apresentou na sessão do dia 10, um requerimento que foi encaminhado ao prefeito José Fernandes, para que este, após consulta à Secretaria Municipal de Saúde, preste a Câmara Municipal as seguintes informações: Existe a possibilidade de se implantar uma Unidade Dispensadora de Medicamentos junto a Unidade de Pronto Atendimento – UPA ainda este ano? Em caso negativo, justificar.
De acordo com o vereador, a “Dispensação” é a entrega de medicamentos com a orientação adequada para o paciente ou seu responsável sobre a interação com outros medicamentos e/ou alimentos, sobre as formas de melhorar a adesão ao tratamento, a orientação de como agir no caso de ocorrência de reações adversas, a conservação do produto farmacêutico, entre outras, sempre considerando as peculiaridades do paciente.
O vereador foi procurado por diversos munícipes que pediram uma Unidade Dispensadora de Medicamentos junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Tal solicitação prende se ao fato de que os usuários – pacientes – são atendidos naquele local e em sua maioria recebem uma receita médica com a prescrição dos medicamentos a serem utilizados para melhora do quadro clínico (doença) que estão apresentando.
O vereador lembra ainda que em Assis existe somente três Unidades Dispensadoras de Medicamentos, e as mesmas funcionam de segunda a sexta feira até as 16 horas, e muitos atendimentos são realizados na UPA após o fechamento das Unidades dispensadoras e nos finais de semana e feriados, o que justifica uma farmácia no local.