Viatura com câmeras da PRF é confundida com radar
Está circulando e causando grande repercussão nas redes sociais esta foto acima, de um veículo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com uma câmera no teto.
A PRF publicou esclarecimento de que o equipamento não tem a finalidade de multar veículos em alta velocidade, como muitos têm divulgado.
Na verdade, ele é usado na verdade para identificar em tempo real possíveis irregularidades, tal como queixa de furto e roubo do veículo.
“As câmeras tem a funcionalidade de ‘ler’ as placas dos veículos que circulam nas proximidades por meio de tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition)”, disse a PRF em nota.
Segundo a corporação, com a leitura das placas, a ferramenta faz uma análise das informações do veículo usando o sistema global utilizado pela PRF para fiscalização e direcionando o trabalho de fiscalização policial.
Essa viatura com a câmera está em fase de testes, mas somente no Ceará. Não há previsão de quando o sistema será lançado em todo o país.
A legislação brasileira até prevê a possibilidade do uso de radares fixados em viaturas para multar outros carros em alta velocidade nas rodovias, mas essa tecnologia ainda não é adotada. Fonte: Marília Notícia