VÍDEO: Peixes vivos são descartados na sarjeta durante limpeza de lago em Paraguaçu
Uma protetora de animais flagrou peixes vivos sendo descartados na sarjeta durante a limpeza do lago no Jardim das Cerejeiras, em Paraguaçu Paulista (SP).
A gravação foi feita na sexta-feira (4) por Flávia Pedroso, que é voluntária da causa animal no município. No vídeo, ela aparece ao lado do marido resgatando os peixes que estavam no chão, sob o sol, e na sequência devolve-os ao lago.
Em entrevista à TV TEM, Flávia contou que quando chegaram ao local, vários peixes já estavam mortos. “A gente viu que eram peixinhos. Comecei a andar pela sarjeta e vi que tinha vários mortos onde as poças secaram. Eles haviam morrido no sol quente, no asfalto.
Flávia relatou ainda que quando que perguntou para o funcionário do loca sobre a situação. “Meu marido pegou uma garrafa pet com água e cortou, e a gente começou a recolher os que ainda estavam vivos. Eles fazem a limpeza, e é desse jeito que os animais são descartados? Morrem assim, à míngua?” A reportagem completa. A reportagem completa pode ser acessada aqui, pelo Portal Tem Notícias na GloboPlay.
Nota da Prefeitura
Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que o serviço foi realizado por equipes do Departamento Municipal de Turismo, que fizeram o esvaziamento parcial do lago, a retirada de parte dos peixes (realocados em ponto seguro), a limpeza das pedras e, por último, a reposição de água e a recolocação das espécies.
O secretário de Turismo de Paraguaçu Paulista, Rubens Aleixo, e explicou o ocorrido. “Realmente houve uma falha. A prefeitura não se exime disso. Vai ser feito uma apuração de tudo aquilo que ocorreu nessa limpeza do lago do Jardim das Cerejeiras.”
O lago do Jardim das Cerejeiras fica na Avenida Brasil, na região central da cidade, e é considerado um dos pontos turísticos de Paraguaçu Paulista.
Fonte: G1.