Junho Violeta é marcado pela conscientização da violência contra as pessoas idosas

Junho é marcado pela cor violeta, sendo um mês dedicado à conscientização da violência contra as pessoas idosas. Sabemos que envelhecer com respeito, dignidade, cuidados e amparo é um direito de todos nós. No entanto, o #JunhoVioleta chega como um alerta e nos convoca a repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa. Vamos além: precisamos falar também sobre a importância de denunciar esses casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar.

A violência contra a população idosa é uma questão de saúde pública que demanda atenção urgente. Especialistas apontam um aumento da exploração e agressão contra essa população no Brasil, tornando essencial o engajamento de todos na promoção do envelhecimento ativo e digno.

Dados recentes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, canal de comunicação da sociedade com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), revelam um cenário alarmante: mais de 42 mil denúncias de violações contra pessoas idosas foram registradas nos três primeiros meses de 2024. O número é bem maior do que o do mesmo período de 2023.

Agimos juntos por uma sociedade justa, livre da violência e do preconceito contra a pessoa idosa. E lembre-se: em caso de denúncia, DISQUE 100! Violência é crime e você pode colaborar para combatê-la.

Um forte abraço,

Paulo Paçoca, o Amigo de Assis. 🤝