Ministério da Saúde assegura manutenção da oncologia em Assis e a continuidade do processo de credenciamento da oncologia de Ourinhos

 

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD) intermediou na noite desta quarta-feira, dia 8, em Brasília, audiência entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o presidente do Civap, o consórcio de 24 municípios do Vale do Paranapanema, prefeito municipal de João Ramalho, Wagner Mathias (PMDB). Audiência contou com as participações do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab e do vereador de João Ramalho, Marcos Macarrão, e assegurou a manutenção do credenciamento do serviço de oncologia do Hospital Regional, em Assis, e a continuidade do processo de efetivação do convênio SUS para oferecimento de serviço semelhante em Ourinhos.

“Desta forma, o Ministério da Saúde sinalizou favorável à continuidade do serviço de oncologia em Assis e ao credenciamento do centro de tratamento de câncer também para Ourinhos. A região de ambas as cidades contarão com dois serviços para amparar os pacientes que se tratam da doença, prevalecendo o que está estabelecido na Portaria n.º 140 do Ministério da Saúde, que permite a manutenção de dois serviços oncológicos numa mesma região”, contextualizou o deputado federal.

Ihoshi informou que, ao explicarem os fatos ocorridos nos últimos dias, inclusive com a decisão tomada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e encaminhada através do secretário estadual da Saúde, David Uip, o ministro da Saúde reagiu de forma satisfeita, compreendendo que o Estado de São Paulo tomou a decisão mais correta. “Agora, o ministro da Saúde Ricardo Barros aguardará a documentação necessária para o prosseguimento do convênio SUS da unidade de oncologia de Assis. Enquanto isso, o atendimento continua no Hospital Regional”, garantiu.

O gabinete de Ihoshi em Brasília e o escritório regional localizado em Marília [a 75 quilômetros de Assis e 95 quilômetros de Ourinhos] continuarão à disposição dos prefeitos e lideranças da região, auxiliando no fortalecimento dos serviços de saúde em Assis e Ourinhos.

O deputado federal informou que o ministro Gilberto Kassab – presidente nacional licenciado do PSD – cooperou permanentemente para a obtenção da audiência no Ministério da Saúde. “Gostaria de agradecer o empenho do ministro Kassab em colaborar com a população da nossa região”, afirmou.

O prefeito de João Ramalho e presidente do Civap, Wagner Mathias, o Waguinho – que se deslocou de automóvel de sua cidade, na região de Assis, até o Distrito Federal – ressaltou que até se emocionou com o resultado da audiência. “São mais de duas mil pessoas atendidas de todas as cidades da região. Esta notícia é positiva: a continuidade do serviço de oncologia de Assis e, agora, o Ministério da Saúde aguarda a documentação de São Paulo. Queremos tranquilizar a população da nossa região, agradecer ao deputado federal Walter Ihoshi, e ressaltar que, em se tratando de saúde, quanto mais serviços disponíveis, melhor. Assim, teremos o atendimento em Assis e também em Ourinhos”, salientou.

O trabalho de articulação junto ao governo do Estado de São Paulo para a reconfiguração do convênio SUS e Hospital Regional de Assis ficou a cargo do deputado estadual Ricardo Madalena (PR), de Santa Cruz do Rio Pardo. “Queremos agradecer todo o esforço do nosso colega parlamentar Ricardo Madalena que, junto ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário Uip, cooperou para o fortalecimento da saúde”, finalizou Ihoshi.