Zootecnista flagra briga entre beija-flores em sequência de fotos

Zootecnista flagrou briga entre dois beija-flores no quintal de casa, em Bauru (SP) — Foto: Luiz Pires/DivulgaçãoZootecnista flagrou briga entre dois beija-flores no quintal de casa, em Bauru (SP) — Foto: Luiz Pires/Divulgação

O zootecnista Luiz Pires conseguiu registrar com sua câmera fotográfica uma briga entre dois beija-flores na tarde deste domingo (9), no quintal da casa onde mora, no Jardim Estoril, em Bauru (SP).

Ele fez uma sequência de fotos do flagrante e compartilhou em uma rede social. O fato curioso chamou atenção dos internautas.

Durante o embate, beija-flor bica o outro na tentativa de expulsá-lo do território dele — Foto: Luiz Pires/Divulgação

Durante o embate, beija-flor bica o outro na tentativa de expulsá-lo do território dele — Foto: Luiz Pires/Divulgação

Segundo o zootecnista, o registro da cena, que pode parecer rara, na verdade é comum.

“Os dois eram beija-flores da espécie tesoura. Os machos são muito territorialistas e realmente muito briguentos. Eles são violentos. Depois que escolhem um local, não deixam que nenhum invasor se aproxime”, explica.

Ele conta que uma das aves vive ali no quintal e que, com humanos eles são dóceis, pois se adaptam muito bem na área urbana, mas não convivem com outras aves e resolve a questão por meio do ataque.

“Em uma das fotos, dá pra ver ele em cima da outra ave, para intimidá-lo durante o embate, uma forma de mostrar que aquele local é dele. Em outra ele usa a asa e o bico para agredir o outro beija-flor, que se mostra acuado na briga”, diz.

Em poucos instantes, um beija-flor atacou o outro; os machos da espécie são considerados violentos e territorialistas — Foto: Luiz Pires/Divulgação

Em poucos instantes, um beija-flor atacou o outro; os machos da espécie são considerados violentos e territorialistas — Foto: Luiz Pires/Divulgação

A cena durou instantes e o morador conseguiu fazer poucos registros, mas foram suficientes para mostrar que a situação era de disputa territorial.

“Quando eles perceberam a câmera, os dois voaram. Mas essa espécie é considerada tão violenta, que em alguns casos, um deles é morto pelas bicadas. Desta vez não foi o caso, os dois saíram vivos”, afirma.

Ele contou ao G1 que essa não foi a primeira vez que os dois se enfrentam. Na semana passada eles já tinham brigado também no quintal, mas disse que não deu tempo de fazer o registro da cena.

“Acredito que possam ser as mesmas aves, meu quintal é bastante arborizado, do jeito que eles gostam. O invasor tentou chegar, mas foi expulso de novo, porque o território já está dominado”, diz.

Em um dos registros, zootecnista flagrou que durante a briga uma das aves conseguiu "imobilizar a outra".  — Foto: Luiz Pires/DivulgaçãoEm um dos registros, zootecnista flagrou que durante a briga uma das aves conseguiu “imobilizar a outra”. — Foto: Luiz Pires/Divulgação

Espécie Beija-Flor-Tesoura

O beija-flor-tesoura mede em média 18 centímetros e é considerado um dos maiores e mais briguentos entre as espécies. Eles possuem cabeça e pescoço azuis e plumagem verde-escuro brilhante.

A cauda dessas aves pode medir até 12 centímetros e também é uma das suas principais características. Eles se alimentam basicamente de insetos.

O néctar das flores também funciona como alimento, por isso realizam um importante papel na polinização de plantas.

Os filhotes nascem em 15 dias e deixam o ninho três semanas após o nascimento. A espécie pode ser encontrada em jardins de todo o país, pois gostam de conviver na área urbana. Fonte G1