Alunos de Medicina da Fema visitam unidades de Saúde de Assis
Prefeito acompanhou grupo no posto de atendimento do Bela Vista
A primeira turma de Medicina da Fema visitou as unidades da Estratégia Saúde da Família, ESF, na manhã de quinta-feira, dia 3, dando sequencia a parceria entre a faculdade e o sistema de saúde de Assis. O prefeito Ricardo Pinheiro Santana marcou presença na unidade Bela Vista.
Nesta etapa, os alunos foram divididos em dez grupos. Cada equipe contará com 8 componentes mais um professor e um preceptor que já atua na unidade. A atividade inicial consiste na integração entre estudantes, profissionais e comunidade onde os estudantes vão atuar nos próximos quatro anos. Os alunos farão um levantamento epidemiológico com indicadores de saúde para compreender a necessidade das famílias.
O prefeito Ricardo Pinheiro Santana recebeu o grupo que trabalhará na ESF Bela Vista e comentou a importância desse projeto que aproxima os alunos das comunidades. “É uma alegria tê-los nas unidades de saúde do município. Estamos de corpo e alma nesse projeto. Não tenho dúvidas de que o contato com a população trará um ganho enorme para Assis”. Santana estava acompanhado de sua vice Dra. Lenilda Ramos e da secretária da Saúde Denise Carvalho.
O doutor Jairo César dos Reis, coordenador do curso de Medicina da Fema, agradeceu a recepção dos funcionários e destacou a relevância da parceria. “A cidade se preparou para isso. A escola de Medicina tem de estar a serviço da comunidade”.
Ao todo, 10 unidades integram o projeto envolvendo o sistema de Saúde e a Fema. Além de Bela Vista e Colinas, as atividades ocorrerão regularmente em Eldorado, Vila Cláudia, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Progresso, Vitória, Cohab e Prudenciana.
A comunidade local está contente com a iniciativa. A paciente Isabela Cristina da Silva, enquanto aguardava atendimento no Bela Vista, disse aprovar o projeto. “A gente vai se sentir mais seguro. Quanto mais profissionais cuidando da nossa saúde melhor”.
O sistema pedagógico adotado pela Medicina da Fema é a chamada metodologia ativa. Uma delas é o PBL (Problem Based Learning), na qual o estudante deve ter uma postura ativa na solução de um problema fazendo com que ele tenha uma participação mais efetiva no processo de aprendizado.
“Acho fundamental o PBL. Vai nos tornar médicos mais humanos. Permitir dar melhor perspectiva de vida para os pacientes”, diz a aluna Bárbara Dias, natural de Bauru, que atuará na unidade Colinas.
ESF
A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.
Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995 onde as Unidades de Saúde da Família trabalham com território de abrangência definido e são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento da população.
A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Os profissionais trabalham não apenas no atendimento ao pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.
Silvio Moura
Assessoria de Comunicação Fema