Duke Energy promove seminário sobre o Paranapanema
Por meio de uma parceria com as Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), a Duke Energy, companhia concessionária de usinas hidrelétricas, promove, nesta quinta-feira (12), um seminário sobre o Paranapanema, rio em que se localizam oito desses empreendimentos.
O evento será no Auditório da FIO, das 13h às 17h, iniciando com uma palestra do diretor de Operações e Meio Ambiente da Duke Energy, engenheiro Carlos Dias, que irá explicar aos presentes como a companhia realiza a gestão de seus reservatórios no Paranapanema. Em seguida, o professor doutor Mário Luis Orsi, da Universidade de Londrina (UEL), ministra palestra acerca dos efeitos dos níveis de reservatórios sobre os peixes da Bacia do Paranapanema. Encerrando a programação, o professor doutor Marcos Gomes Nogueira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), profere palestra relacionando os níveis dos reservatórios à qualidade da água.
Além dos estudantes universitários e profissionais que atuam na área ambiental, o seminário deve reunir representantes de secretarias municipais de Meio Ambiente da região. “São temas de interesse desses públicos, pois impactam as comunidades ribeirinhas vizinhas das hidrelétricas”, comenta Carlos Dias. A gestão dos reservatórios – especialmente Jurumirim, Chavantes e Capivara, que são reservatórios com grande capacidade de acumulação de água – contribui para a regularização do Paranapanema nos períodos de cheias e secas, conforme Dias irá expor.
“A Duke Energy busca sempre informar as comunidades sobre as operações de suas hidrelétricas, que visam assegurar o processo de geração de energia com segurança e eficiência, e respeitando o meio ambiente. O seminário nos proporcionará o contato direto com os participantes, que além de ouvir as explanações, poderão fazer seus questionamentos e esclarecer dúvidas”, pontua Dias.
Quem quiser participar do evento, mas ainda não se inscreveu, deve fazer contato com Luis Perino, da área de Meio Ambiente da Duke Energy, pelo telefone (14) 3342-9054. As vagas são limitadas.
A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.