Megaoperação “Todos Contra a Dengue” teve início nesta segunda-feira

 

Prefeitura promoveu reunião na última sexta-feira, 11, com representantes de diversos segmentos da cidade para divulgar a ação

 

Com o intuito de agregar o maior número de pessoas possíveis e passar informações importantes sobre a Megaoperação “Todos Contra a Dengue”, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 11, uma reunião nas dependências do Teatro Municipal Miguel Cury que contou com a presença de funcionários de todas as secretarias, bem como de secretários municipais e representantes da Unimed e da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos.

Durante a reunião que foi conduzida pelo secretário de Saúde André Mello, a prefeita Belkis Fernandes fez suas considerações. “Gostaria de cumprimentar todos os presentes e ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pela saúde no enfrentamento desta doença. Desde o início do ano manifestamos nossa preocupação com a dengue no sentido da ação e por isso já estamos realizando mais uma vez essa mega operação para evitar uma nova epidemia. Contamos com a colaboração de todos vocês!”, pediu.

Antes de dar início as explicações referentes a dengue, como sintomas, proliferação, tratamento, tipos da doença e demais informações, o Secretário falou sobre a união de esforços para combater a doença. “É preciso ter em mente que a dengue não é apenas um problema da saúde, mas sim do Brasil. Infelizmente, a previsão é de que o número de casos no próximo ano seja bem maior do que deste, o que aumenta a nossa responsabilidade para conjugar esforços e enfrentar esse mal”, alertou André Mello.

A prefeitura já está fazendo a sua parte e conta com a colaboração de todos os munícipes para que a doença não se prolifere, pois a dengue não tem vacina, a vacina é a sua ação!

“O papel do poder público é de fiscalizar e de realizar uma ação pedagógica, cabendo a cada munícipe a responsabilidade de limpar seus terrenos e eliminar todos os materiais que possam servir de acúmulo de água para a proliferação do Aedes Aegypti”, acrescentou o secretário de Saúde.

Durante a reunião a secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes solicitou o apoio dos professores para repassar as informações aos alunos e também para os pais. “Essa reunião é de extrema importância para todos os segmentos, pois essa é a hora de fazermos um papel pedagógico, por isso peço desde já aos professores para que repassem essas informações aos alunos e marquem uma reunião com os pais para tratar da importância e o envolvimento de todos nesta ação”.

Além da dengue, o mosquito Aedes pode transmitir a febre Chikungunya e também o Zika vírus, que se não tratados podem levar o doente a óbito.

         Mega operação “Todos Contra a Dengue”

Na manhã desta segunda-feira, 14, a prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Obras, Saúde, Educação e SAE iniciou a mega operação “Todos Contra a Dengue”, na região do jardim Josefina.

A concentração das equipes foi feita na ETA (Estação de Tratamento de Água e Esgoto) e contou com a presença da prefeita Belkis Fernandes, do chefe de gabinete José Luís Teixeira Quenca e de todos os Secretários Municipais.

A megaoperação deverá durar pelo menos de 40 a 50 dias e todos os bairros serão contemplados com a limpeza.

Vale lembrar que carros de som estarão passando pelos bairros a serem contemplados no decorrer de cada semana, para que a população possa depositar na calçada tudo aquilo que possa acumular água e servir de moradia para o mosquito transmissor da dengue. Então fique atento e vamos juntos vencer essa luta!

Programação para esta terça-feira, 15

Nesta terça-feira, 15, a mega operação “Todos Contra a Dengue” estará nos seguintes bairros: vila Califórnia, jardim Flamboyant, jardim Anchieta e Conjunto Habitacional Profª Helena Braz Vendramini.