‘Mini chef’: menino de Assis de 10 anos viraliza com vídeos de receitas

Aos 10 anos, o pequeno Nicolas Heiras, morador de Assis, no interior de SP, faz tudo o que uma criança da idade dele costuma fazer. Ele vai à escola, adora brincar e jogar videogame com o irmão Arthur. A diferença dele para outras crianças de sua idade é que alguns dos seus “brinquedos” preferidos são a espátula, a frigideira, o fogão portátil e seus equipamentos de gravação de vídeos.

Menino de 10 anos viraliza com vídeos de receitas e alcança quase meio milhão de seguidores: 'Mini chef' — Foto: Arquivo pessoal

Menino de 10 anos viraliza com vídeos de receitas e alcança
quase meio milhão de seguidores: ‘Mini chef’ — Foto: Arquivo pessoal

O garoto passa boa parte de seu tempo livre conquistando os corações e paladares de muitos internautas com seus vídeos de culinária. Seu perfil no Instagram e canal do Youtube já acumulam quase meio milhão de seguidores e os vídeos já bateram a marca de 3 milhões de visualizações.

Os pais contaram, em entrevista ao g1, que desde bem pequeno, Nicolas já dava indícios de seu interesse pela cozinha. Sempre orientados por Richard e Patrícia Heiras, ele sempre esteve presente na preparação de refeições familiares, ajudando em tarefas simples, como quebrar ovos e preparar temperos.

“Desde pequenininho ele ajudava a fazer bolo, adorava quebrar o ovo, lanche, preparar tempero. Ele sempre estava ali. A gente sempre apoiou, mas ficava em cima e orientando, por causa do fogão, faca e essas coisas” conta mãe.

Nicolas Heiras é fã de culinária desde pequeno e adorava ajudar os pais na cozinha — Foto: Arquivo pessoal

Nicolas Heiras é fã de culinária desde pequeno e adorava
ajudar os pais na cozinha — Foto: Arquivo pessoal

Foi durante a pandemia que Nicolas começou a explorar mais a culinária em casa. O surgimento de vídeos de culinária na internet despertou sua curiosidade, e ele logo se viu experimentando novas receitas para a família. Em entrevista ao g1, Nicolas contou que um imprevisto com o gás de cozinha resultou em sua primeira receita para a casa toda.

“Na minha primeira receita, estávamos em casa minha mãe, meu irmão e eu, meu pai estava viajando, e o botijão de gás tinha terminado. Como ele era muito pesado para algum de nós pegar, eu tive a ideia de fazer ovo no microondas, que eu vi na internet e é um pouco difícil acertar o ponto. Depois disso eu passei a gostar mais de cozinha, praticar e depois postar na internet. Eu tinha uns 8 anos”, lembra o garoto.

A ideia de compartilhar suas criações culinárias online veio de forma natural, já que ele consumia muito esse tipo de conteúdo. Impulsionado pelo sucesso de sua primeira tentativa, um café da tarde com pão recheado de presunto e queijo, que alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações no Instagram, o menino resolveu investir em seus próprios vídeos, com roteiro, edição e produção próprias.

“Eu já acompanhava algumas receitas na internet, até que resolvi fazer a minha primeira, que foi uma ideia de café da tarde de pão recheado com presunto e queijo. Aí eu gravei essa primeira e bombou! Deu mais de 1,5 milhão de visualizações no Instagram, aí eu me empolguei e continuei postando.”

O primeiro vídeo de Nicolas publicado ultrapassa a marca de 3,5M de visualizações — Foto: Arquivo pessoal

O primeiro vídeo de Nicolas publicado ultrapassa a
marca de 3,5M de visualizações — Foto: Arquivo pessoal

Os pais do garoto têm sido um apoio fundamental em sua jornada como “Mini Chef”. Eles o encorajaram a seguir com o sonho de ser um influencer cozinheiro, ao mesmo tempo em que o orientam e supervisionam de perto, para que ele mantenha o equilíbrio entre a exposição online e uma vida saudável off-line.

“A gente orientou ele a continuar, já que o primeiro vídeo foi gravado de forma bem despretensiosa e acabou bombando. A internet é um lugar onde podemos atingir muitas pessoas e por isso merece cuidado, porque, querendo ou não, ele é uma criança de apenas 10 anos e a gente fica orientando ele para seguir o caminho correto. A gente não vê a tecnologia como inimiga, e sim como uma aliada para alcançar objetivos na nossa vida.”, conta o pai, Richard.

Menino de 10 anos viraliza com vídeos de receitas e alcança quase meio milhão de seguidores: 'Mini chef' — Foto: Reprodução/g1

Menino de 10 anos viraliza com vídeos de receitas e alcança
quase meio milhão de seguidores: ‘Mini chef’ — Foto: Reprodução/g1

Com tantas visualizações, Nicolas já virou celebridade na cidade com pouco mais de 100 mil habitantes. Sua popularidade na escola, por exemplo, é inegável.

“Quase todas as pessoas da escola já me conhecem, querem tirar foto, que eu assine o caderno. É muito legal! No primeiro dia de aula teve até fila para tirar foto comigo e meu irmão me ajudou, ficou tipo meu guarda-costa.”

A popularidade do garoto já alcançou outros patamares e o levou até a alcançar sonhos pessoais. As receitas de Nicolas encantaram sua maior influência, o Cheff Otto, que, assim como ele, grava vídeos de receitas para a internet e soma quase dois milhões de seguidores.

Nicolas realizou o sonho de conhecer sua maior inspiração, o também influencer gastronômico 'Cheff Otto" — Foto: Arquivo pessoal

Nicolas realizou o sonho de conhecer sua maior inspiração,
o também influencer gastronômico ‘Cheff Otto” — Foto: Arquivo pessoal

“Um dia eu fiz uma receita e marquei ele. Nisso, ele começou a me seguir. Um dia eu estava olhando no meu direct do Instagram e vi a mensagem dele falando para a gente gravar junto.”

Os pais do menino entraram em contato com a produção do chef, que reforçou o convite. A família então viajou para Sorocaba (SP), onde Nicolas, além de conhecer o chef do qual era fã, gravou receitas com o influencer e até foi presenteado com utensílios de cozinha e um novo celular para gravar os vídeos.

Nicolas recebeu o convite do 'Cheff Otto' para uma parceria — Foto: Arquivo pessoal

Nicolas recebeu o convite do ‘Cheff Otto’ para uma
parceria — Foto: Arquivo pessoal

Desde o primeiro vídeo publicado até o encontro com o Cheff Otto, se passaram apenas três meses. Mas já foi tempo suficiente para Nicolas ter certeza de que quer seguir por esse caminho.

“Eu pretendo continuar na internet, fazendo vídeos de gastronomia. E quando eu crescer, quero continuar trabalhando com internet, sendo influencer”, afirma o garoto.

*Sob supervisão de Mariana Bonora