Operação desarticula quadrilha que fraudava benefícios previdenciários na região
A Polícia Federal de Marília (SP) realizou na manhã desta segunda-feira (6), uma operação para desarticular uma quadrilha que funcionava desde 2003 e fraudava benefícios previdenciários em Marília, Lins, Promissão e Paraguaçu Paulista.
Até o final da manhã, quatro homens haviam sido presos. Eles são suspeitos por comandar a organização criminosa. Além da prisão, a polícia também cumpriu seis mandados de busca e apreensão e encontrou na casa dos acusados carimbo, documentação dos beneficiários do INSS, livro de registro para comprovar vínculo empregatício e carteira de trabalho rasurada.
“Eles fazem tanto a inserção na base de dados do INSS, com vínculos fictícios, quanto eles produzem documentos falsos, como carteira de trabalho, livros de registro de empregados para serem apresentados no momento do requerimento dos pedidos, principalmente de aposentadorias por tempo de contribuição. Às vezes também para se ter a condição de segurados em questão de auxílios doença também”, explica a delegada Márcia Souza, que é responsável pelo caso.
Na operação, foram identificados 56 benefícios irregulares. Em seguida, a polícia vai investigar a participação de funcionários do INSS no golpe, visto que quem dava entrada nas aposentadorias eram procuradores. Os segurados também serão investigados. Os cofres públicos apresentaram desvio de R$ 4 mi.