Projeto do Civap Eco.Vale Verde destina 6 mil lâmpadas

 

Destinação correta dos resíduos ocorre por meio de parceria com empresa

Nesta segunda-feira, dia 15, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap por meio do projeto Eco.Vale Verde destinou de maneira ambientalmente correta 6 mil lâmpadas para a empresa Heche Vidros, localizada em Dracena/SP.

As lâmpadas são um dos tipos de resíduos sólidos, materiais considerados sem utilidade ou perigosos para a natureza e o bem-estar do ser humano e, tanto o descarte, quanto a eliminação, devem ser feitos com cuidado. As lâmpadas fluorescentes contem altas concentrações de mercúrio, um metal altamente nocivo, cujo fim deve ser acompanhado de perto – especialmente depois que as lâmpadas forem inutilizadas.

A destinação correta destes resíduos era uma questão antiga enfrentada pelos Municípios do Vale, que encontrou solução em março deste ano com a parceria estabelecida entre o Civap e a empresa Heche. Com a parceria a empresa faz a retirada mensal de lâmpadas e eletroeletrônicos inservíveis na sede do Eco.Vale Verde, em Assis, e em contrapartida, parte dos custos do transporte é rateado entre os Municípios participantes do Projeto.

O Projeto Eco.ValeVerde do Civap iniciou suas atividades no final do ano de 2009, com o objetivo de reunir maior volume de pneus inservíveis de toda à região do Vale do Paranapanema para destinação ambientalmente adequada. Hoje o Projeto é uma importante central de recebimento destes itens, evitando sua decomposição no meio ambiente de maneira inadequada, tornando-se criadouro de insetos vetores de doenças e gerando passivos ambientais. Além de pneumáticos inservíveis o eco ponto também recebe resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias.

A sede do Eco.Vale Verde está localizada na Rua São Paulo, nº1.036 – Vila Xavier, o horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Mais informações sobre o Projeto EcoValeVerde acesse:http://www.civap.com.br/projeto/2/ecovale-verde