Sindicato orienta população a denunciar demora no atendimento bancário ao Procon

 

Inúmeras reclamações são recebidas diariamente pelo Sindicato dos Bancários de Assis e Região quanto a morosidade do atendimento nas agências, principalmente em determinadas datas do mês em que há maior fluxo de pessoas pagando contas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o tempo de espera na fila em dias comuns é de 15 minutos e em dias específicos de até 30 minutos. Caso passe deste período, o cliente deve denunciar a situação ao órgão que defende o consumidor pelo telefone 0800-770-3633.

O papel do Sindicato é cobrar dos bancos um posicionamento quanto à contratação de mais funcionários e prezar pela integridade do trabalhador que está cada vez mais acumulando funções, devido a ganância dos banqueiros em ter menos funcionários e mais lucro. “Isso é um descaso tanto para o bancário quanto para o cliente que sofre em períodos de pico de atendimento. Mas gostaríamos de defender que isso não é culpa do empregado do banco, e sim, do banco que não contrata”, explica o presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos.

O Sindicato também apoia um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara Municipal de Assis que obriga os bancos a receberem contas por terem concessão pública para isso. “Os bancos não podem se negar a receber contas e encaminhar os clientes para lotéricas, por exemplo. Existe uma concessão pública em que há obrigatoriedade da instituição financeira em receber os títulos na boca do caixa”, destaca.

Ello Assessoria de Imprensa

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