Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo será comandada por bancário

 

O Sindicato dos Bancários de Assis e Região comemorou a notícia de que o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancário do Itaú, Luiz Claudio Marcolino, foi empossado como Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo na quinta, dia 17.

“Existe de fato um quadro reduzido, mas sabemos também da competência dos servidores. Precisamos estabelecer um bom diálogo com os servidores, mas também com os trabalhadores, através das entidades sindicais, e com as entidades patronais”, afirmou Marcolino ao mencionar, no discurso de posse, desafios da sua gestão.

O presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos, enalteceu a importância dessa nomeação para o movimento sindical que defende a democracia. “Defendemos uma estrutura sindical forte, que tenha representação política forte dos trabalhadores e temos certeza que o Marcolino irá fazer um trabalho isento a frente do cargo”, destacou.

Trajetória

Líder estudantil, líder comunitário, economista, funcionário do Itaú, deputado estadual. Luiz Cláudio Marcolino foi o primeiro bancário com origem em banco privado a presidir o Sindicato dos Bancários de São Paulo. Enfrentou o período neoliberal como dirigente e assumiu a entidade em 2004, em um cenário mais democrático e popular, porém, cheio de desafios, como grandes fusões no setor, terceirização e rotatividade.

Sua habilidade nas mesas de negociação rendeu-lhe, além da liderança entre os bancários, que o reelegeram para a presidência do Sindicato em 2008, o voto popular nas eleições de 2010 para deputado estadual. Também foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Antes de assumir a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, Marcolino atuou como diretor técnico da Adesampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), da prefeitura da capital.